Perder peso pode ser mais sobre o que você come

Estudo: Perder peso pode ser mais sobre o que você come, não quanto

Principais vantagens

  • Os pesquisadores propõem que a obesidade não é tão simples quanto a equação “calorias que entram, calorias que saem” para controle de peso.
  • O modelo de carboidrato-insulina sugere que as pessoas ganham peso quando consomem quantidades excessivas de carboidratos processados, o que, por sua vez, faz com que os níveis de insulina aumentem e resulta no armazenamento de gordura do corpo.
  • Concentrar-se em comer menos carboidratos processados ​​(como biscoitos, doces e bolos) pode ajudar as pessoas a controlar o peso de maneira mais eficaz do que apenas manter o controle de quanto comem.

Seu corpo precisa de gordura para funcionar, mas ter mais gordura armazenada do que o necessário pode ter consequências para a saúde. A obesidade – ter uma quantidade excessiva de gordura corporal – tem sido considerada causada por comer mais do que seu corpo usa para obter energia. 

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No entanto, alguns especialistas dizem que a obesidade é provavelmente um processo muito mais complexo e que a teoria do ganho de peso ” calorias entrando, calorias saindo ” é uma simplificação exagerada.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a obesidade afeta mais de 40% dos adultos americanos. 2

A “epidemia de obesidade” é o termo usado para descrever a alta taxa de obesidade nos Estados Unidos.

As causas da epidemia de obesidade nos Estados Unidos ainda estão sendo pesquisadas, mas um novo estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que uma grande força motriz por trás disso pode ser o que comemos, em vez de quanto . 3

“A obesidade é uma doença, não uma falta de força de vontade”, disse Lauren Harris-Pincus, MS, RDN , uma nutricionista registrada em Nova Jersey e autora de “ The Protein-Packed Breakfast Club ”, disse a Verywell. “E está se tornando mais amplamente reconhecido que comer em excesso não causa obesidade; a doença da obesidade causa excessos ”.

Os efeitos da obesidade na saúde

A pesquisa mostrou que carregar peso corporal excessivo está ligado a várias condições de saúde e pode aumentar o risco de uma pessoa para doenças crônicas. 4

Algumas das consequências da obesidade para a saúde física e mental incluem:

  • Pressão alta
  • Apnéia do sono
  • Diabetes tipo 2
  • Doença cardiovascular
  • Fraca saúde mental e qualidade de vida reduzida

Encontrar maneiras eficazes de tratar – ou mesmo prevenir – a obesidade tem sido uma missão de pesquisadores e profissionais de saúde por muitos anos.

Atualmente, a maioria dos provedores recomenda um déficit calórico para pacientes que precisam perder peso. 5

Comer em excesso pode não ser a causa da obesidade

Acredita-se que comer em excesso alimentos processados ​​com alto teor de energia e um estilo de vida sedentário sejam as principais causas da obesidade. No entanto, como a taxa de obesidade continuou a aumentar, apesar dessa teoria, os pesquisadores agora estão explorando se as calorias de qualquer fonte estão contribuindo.

De acordo com Harris-Pincus, a obesidade é uma “desregulação da ingestão de energia resultante de muitos fatores genéticos e ambientais”.

É cada vez mais conhecido que comer em excesso não causa obesidade; a doença da obesidade causa excessos.

– LAUREN HARRIS-PINCUS, MS, RDN

Depois de observar que a recomendação de comer menos calorias do que o corpo usa (déficit calórico) não parece diminuir as taxas de obesidade, os pesquisadores começaram a explorar como o corpo responde a certos alimentos para determinar se alguns alimentos desempenham um papel mais significativo na peso.

O Modelo Carboidrato-Inuslin

Os pesquisadores teorizaram que a obesidade pode resultar da ingestão de quantidades excessivas de alimentos ricos em carboidratos altamente processados, como pretzels, doces e bolos. Os alimentos processados ​​têm menos fibras, mais carboidratos e não são tão ricos em nutrientes quanto os alimentos menos processados.

Comer alimentos processados ​​leva a mais secreção de insulina e menos secreção de glucagon. Quando isso ocorre, o armazenamento de gordura no corpo pode aumentar e, em última análise, causar um metabolismo mais lento e um aumento da sensação de fome. 3

“Muito foco nas calorias totais deixa uma grande lacuna onde você deve pensar sobre uma dieta balanceada geral”,  Kacie Barnes, MCN, RDN, LD , uma nutricionista registrada em Dallas, disse a Verywell. “A maioria das pessoas descobriria que, se comerem 100 calorias de goma de minhoca ou 100 calorias de peito de frango, você se sentirá satisfeito por mais tempo com o peito de frango. Portanto, você não apenas fica menos satisfeito quando ingere mais carboidratos altamente processados, como também sugere que você armazenará mais gordura ”.

Uma nova abordagem para a obesidade

Os médicos há muito não aconselham os pacientes que precisam perder peso a comer menos calorias sem se concentrar tanto na origem dessas calorias.

No entanto, os pesquisadores estão aprendendo agora que o controle do peso é mais sutil do que o déficit calórico e que os macronutrientes dos alimentos que consumimos podem ter efeitos diferentes sobre os níveis hormonais.

Certos hormônios desempenham um papel no armazenamento de gordura, metabolismo de carboidratos e outros fatores relacionados ao uso de energia, que é um dos motivos pelos quais pode ser útil mudar o foco para o que estamos comendo, em vez de quanto.

O papel do índice glicêmico

Com relação ao tipo de carboidrato, o índice glicêmico (IG) de um alimento descreve a rapidez com que aumenta os níveis de glicose no sangue (e, portanto, de insulina) nas duas horas após a ingestão. 

Estudos anteriores mostraram que dietas de baixo índice glicêmico, ricas em alimentos que não causam picos de glicose no sangue, podem ajudar a reduzir o peso corporal. 7

Muitos grãos refinados e processados, bem como açúcares adicionados, são digeridos rapidamente e têm um IG relativamente alto. Vegetais sem amido, legumes, frutas inteiras e grãos inteiros intactos tendem a ter um IG moderado ou baixo. 

Embora os autores do novo estudo observem que pesquisas mais rigorosas são necessárias para comparar as duas abordagens à obesidade, sua pesquisa sugere que focar em alimentos de baixo IG – em vez de simplesmente pensar na ingestão calórica para todos os alimentos – pode ser a chave para ajudar algumas pessoas controlam seu peso.

Você pode trabalhar na redução da ingestão de alimentos de alto IG, escolhendo:

  • Bolachas integrais com manteiga de amendoim em vez de pretzels
  • Água com gás ou com gás em vez de refrigerante / refrigerantes / pop
  • Pão integral em vez de pão branco
  • Flocos de farelo em vez de flocos de milho

Harris-Pincus diz que para dar a si mesmo a “melhor chance de perda de peso sustentável”, concentre-se em tornar a base de sua dieta “frutas, vegetais, nozes, feijão, sementes, grãos inteiros, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​para o coração, como abacates e azeite de oliva ”, e coma-os em“ porções que o satisfaçam ”.

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