Higiene do sono para saúde cognitiva

Higiene do sono para saúde cognitiva

A maioria está familiarizada com os impactos de curto prazo da insônia. Seus impactos de longo prazo são de particular preocupação em um estudo recente resumido na revista Sleep , que descobriu que a dificuldade para adormecer estava ligada ao declínio cognitivo. 1

Dada a incerteza da pandemia, muitos tiveram que tentar novas estratégias para enfrentar os desafios da insônia relacionada ao estresse .

Como o país continua a se adaptar às circunstâncias em constante mudança como resultado do COVID-19, esta pesquisa tem implicações de longo alcance para a importância da promoção da higiene do sono como uma preocupação de saúde pública.

Compreendendo a pesquisa

Para este estudo, o impacto dos sintomas de insônia em 2002 no declínio cognitivo em 2016 foi avaliado em 2.496 adultos com 51 anos ou mais. 1

A dificuldade para adormecer foi o único preditor de piora na memória episódica, função executiva e linguagem, mediada pelos impactos de depressão auto-relatada, hipertensão, doença cardíaca, diabetes e derrame. 1

Em termos de limitações, uma correlação entre duas variáveis ​​pode ser um achado relevante, mas a mera existência de uma relação não significa que o sono prejudicado causou diretamente o prejuízo no funcionamento cognitivo. 1

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Higiene do sono para saúde cognitiva

O psicólogo-chefe da A Better Life Recovery, Meghan Marcum, PsyD , diz: “Este estudo foi focado no sono, no entanto, existem outros fatores que também se relacionam com um declínio no funcionamento cognitivo (genética, tempo gasto socializando com outras pessoas, etc.) e estes também deve ser destacado para o público. ”

Tenho visto muitas pessoas progredirem em direção à saúde mental e ao bem-estar geral, uma vez que se comprometem a melhorar a qualidade do sono.

– MEGHAN MARCUM, PSYD

Uma vez que o público em geral sabe que o sono é necessário para prosperar, Marcum admite que este estudo não está fazendo nenhum avanço revolucionário sobre como o sono causa Alzheimer, mas ajuda a identificar os sinais de alerta e como o sono está associado à memória e outras áreas da cognição.

Marcum diz: “O sono pode afetar nossa saúde física e mental de maneiras significativas. Tenho visto muitas pessoas progredirem em direção à saúde mental e ao bem-estar geral, uma vez que se comprometem a melhorar a qualidade do sono. Boas práticas de higiene do sono são recomendadas para quem quer viver uma vida longa e saudável. “

Insuficiência do sono afeta a saúde do cérebro

Scott Kaiser, MD , geriatra certificado e diretor de Saúde Cognitiva Geriátrica do Pacific Neuroscience Institute no Providence Saint John’s Health Center, afirma: “Nossa saúde do sono – a quantidade, qualidade e padrões de nosso sono – tem um claro impacto na saúde do nosso cérebro. “

É hora de nós, como sociedade, priorizarmos uma boa higiene do sono, a importância e o valor geral de uma boa noite de sono e trabalhar para garantir que as pessoas durmam o suficiente.

– SCOTT KAISER, MD

Infelizmente, esta conexão crítica entre sono e saúde cerebral continua subestimada, razão pela qual Kaiser recomenda que os problemas com o sono sejam considerados por qualquer pessoa que sofra de problemas de memória ou interessados ​​em otimizar sua saúde cerebral geral e  reduzir seus riscos a longo prazo de demência. “Muitos estudos identificaram sono insatisfatório como um fator de risco para problemas cognitivos”, diz ele.

Kaiser diz: “Muitas vezes fico surpreso com a quantidade de pacientes que vejo, incluindo aqueles que estão comprometidos com estilos de vida saudáveis, interessados ​​em melhorar a saúde de seus cérebros e ansiosos para evitar o desenvolvimento da doença de Alzheimer – que ainda não priorizam o sono. É hora de nós, como sociedade, priorizarmos uma boa higiene do sono, a importância e o valor geral de uma boa noite de sono e trabalhar para garantir que as pessoas possam dormir o suficiente. “

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