ūü•á Cuidados com a coluna na hora de relaxar: saiba tudo AQUI! ūü§Ē

Ol√° meninas!¬† Sabe quando voc√™ levou um dia cheio e, depois de horas sentada em uma cadeira, finalmente chega em casa e vai sentar naquela¬†poltrona confort√°vel da sala? √Č bom, n√£o √©?

Mas, e naquelas vezes que, quando você senta na poltrona, sente aquela fisgada nas costas? Aliás, é de acabar com qualquer momento de relaxamento, não é? Além disso, é um sinal de que alguma coisa não vai muito bem na sua coluna.

Algumas vezes, essa dor aparece justamente quando você começa a se exercitar e deixar o sedentarismo de lado.

Não, definitivamente, isso não é um sinal para que você pare e volte à vida sedentária.

Na verdade, essas dores surgem quando voc√™ se alonga sem seguir as orienta√ß√Ķes corretas.

A coluna vertebral √© uma das partes fundamentais de nosso corpo, mas acaba sendo uma das mais negligenciadas. √Č super comum nos levantarmos e sentarmos de qualquer jeito, sem pensar no mal que pode causar. Ou ent√£o, algo comum tamb√©m √© erguermos mais peso do que nosso corpo aguenta.

Pois todo esse descuido e essa neglig√™ncia criam as situa√ß√Ķes ali de cima. Ali√°s, em alguns casos essas dores podem evoluir para quadros muito mais complexos. Um exemplo disso s√£o as h√©rnias. Elas s√£o provocadas pela press√£o que as v√©rtebras fora do lugar fazem sobre os nervos.

Portanto, é fundamental tomar alguns cuidados com a sua coluna em todos os momentos, especialmente na hora de relaxar. Afinal de contas, é justamente nesses momentos que a gente baixa a guarda e tende a cometer certos erros.

Você, por acaso já sentiu aquela fisgada ao tentar levantar algo pesado? Ou, então, quando foi descansar, sentiu aquela dor aguda? Pois bem, então esse artigo foi feito para você! Aqui você vai aprender tudo sobre como se alongar de forma correta e manter sua coluna saudável. Basta acompanhar o texto até o final. Vamos lá?

Escolha o sof√° ideal para o seu descanso

Quando voc√™ chega em casa, depois de um dia exaustivo, tudo o que voc√™ quer √© se jogar no sof√° e passar horas nele. Seja trocando de canais, ouvindo m√ļsica ou tirando um cochilo, n√£o √©?

No entanto, para que o momento de descanso não vire um momento de dor, você precisa escolher o sofá ideal para o seu descanso.

Se você gosta de ficar deitada no sofá assistindo TV, pode optar pelo sofá reclinável.

Esse móvel sai da posição sentada e, quando reclina para que você se deite, deixa sua coluna com a curvatura certa. Dessa forma, você evita aquelas conhecidas dores na hora de levantar.

Se você gosta mais do estilo tradicional, uma sugestão para relaxar é o sofá de canto com braço esquerdo e ilha lado direito. Ele tem aquele formato tradicional das poltronas antigas e permite que você possa descansar sem prejudicar a sua coluna.

Se você prefere dormir antes do jantar, pode optar pelo tradicional sofá cama. Esse móvel foi justamente desenvolvido para se tornar uma cama e dar o conforto e o espaço necessários para que você possa dormir confortavelmente, com a coluna na posição certa.

Al√©m disso, n√£o precisa ficar com medo de parecer uma casa de vov√≥. Hoje em dia existem diversos sof√°s-cama com estilos contempor√Ęneos e maravilhosos.

Confira o vídeo que separei para você sobre o assunto:

Cuide da sua postura

Quando relaxamos, seja no sof√° ou at√© mesmo na nossa pr√≥pria cama, n√£o damos aten√ß√£o √† postura. O sof√°, ali√°s, √© o n√ļmero um das dores. Isso porque quando nos encolhemos para descansar, deixamos a coluna curvada de qualquer jeito.

Justamente por isso, para evitar as dores quando voc√™ estiver sentada confortavelmente no sof√°, o correto √© manter a coluna reta. Dessa forma ela n√£o ir√° sobrecarregar os m√ļsculos ou os outros membros. Na hora de sentar ou de levantar, procure manter os ombros sempre retos, e fazer os movimentos do agachamento.

Fuja dos vícios de postura

Nos momentos em que relaxamos, é super comum nos descuidarmos da postura ou adotarmos certos vícios que podem prejudicar a coluna. Um exemplo disso é quando andamos curvados ou então sentamos ou deitamos de qualquer jeito.

Para que você possa evitar as dores na coluna e o aparecimento de doenças como as hérnias, é muito importante fugir desses vícios. Portanto:

  • Mantenha uma boa postura sempre;
  • Evite andar curvada;
  • N√£o carregue mais peso do que voc√™ consegue levantar.

Cuidado com os exercícios físicos

Os exercícios físicos são uma incrível alternativa para relaxar e ter uma boa noite de sono. No entanto, para isso, é importante tomar certos cuidados com a coluna. Assim, você evita que o relaxamento cause consequências que possam evoluir para um quadro de doença.

√Č importante usar sempre um cal√ßado adequado, que seja resistente aos esfor√ßos que voc√™ far√° durante as atividades. D√™ prefer√™ncia √†queles que absorvem os impactos, anulando, assim, os danos causados √† coluna.

  • Preste aten√ß√£o √† sua postura ao correr.
  • Evite ficar muito curvada;
  • Antes de usar aparelhos que fazem press√£o no corpo, procure a orienta√ß√£o de um profissional.

Dessa forma, voc√™ evitar√° o risco de causar les√Ķes ao seu corpo.

Faça alongamentos diariamente

Quando relaxamos no sof√°, por exemplo, depois daquele cochilo gostoso, √© super¬†normal levantarmos de uma √ļnica vez, √†s vezes at√© mesmo pulando de qualquer jeito.

Esse gesto de levantar sem qualquer preparo pode causar dores e at√© mesmo algumas les√Ķes. Essas les√Ķes podem ser leves ou at√© mesmo um pouco mais graves.

Para evitar esse problema, é importante se alongar sempre que for se levantar, ainda que tenha você passado pouco tempo deitada ou sentada.

Estique os seus braços, as pernas, as costas, o pescoço e a cintura com movimentos suaves. Faça séries de 20 segundos para cada parte do corpo. Crie o hábito de fazer isso diariamente, reservando pelo menos 10 minutos do seu dia para essas práticas.

Fique de olho na posição certa na hora de dormir

Sabe quando acordamos com aquela sensa√ß√£o de corpo travado? √Č uma das piores sensa√ß√Ķes, pois sentimos logo pela manh√£ e nada pior para come√ßar o dia, n√£o √©? Isso √© resultado de uma posi√ß√£o incorreta na hora de dormir.

O ideal mesmo é deitar-se em posição lateral, com as pernas flexionadas e com um travesseiro entre os joelhos. Se você preferir, pode também deitar de barriga para cima, com um travesseiro médio, garantindo que você não vai flexionar a coluna vertebral. O travesseiro que você for usar deve estar sempre alinhado com sua cabeça, de modo que você não precise dobrar o pescoço para cima ou para baixo.

São pequenos cuidados, nada que mude completamente a sua rotina. Adotando eles ao seu dia-a-dia você irá garantir uma melhor qualidade de vida, sem dores nas costas e sem prejudicar o seu corpo.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Para mais conte√ļdo, clique aqui.

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