COMO FORTALECER A RAIZ DO CABELO E PREVENIR A PERDA DO CABELO

COMO FORTALECER A RAIZ DO CABELO E PREVENIR A PERDA DO CABELO

 

A queda de cabelo não é um problema agradável de forma alguma, e muitas mulheres a enfrentam, e as causas, como já escrevemos sobre este assunto, podem ser diferentes – desde a estação atual, que causa apenas uma perda momentânea, por meio do estresse, até certo condições de saúde, que podem estar relacionadas a esse fenômeno. De qualquer forma, se notou que seu cabelo está caindo e está procurando uma solução para este problema, encontrará as respostas a seguir em nosso texto.

Aprenda como fortalecer a raiz do cabelo e prevenir a queda de cabelo.

Existem várias maneiras pelas quais você pode determinar se é perda de cabelo, mais do que o normal. Ao pentear ou tomar banho, se o número de fios que aparecem for superior a 20, é certo que se trata de uma queda excessiva.

Não se desespere, porque todo problema tem sua solução.

O que é raiz de cabelo?

O cabelo é feito de uma proteína dura chamada queratina. A raiz do cabelo é a parte do cabelo abaixo da superfície da pele e também é chamada de folículo piloso. Essa parte do cabelo interage com muitas outras estruturas relacionadas dentro da pele.

O cabelo cresce em ciclos e, para entender melhor o processo em si, explicaremos todas as etapas em ordem:

Anágena ( fase de crescimento): a maioria dos cabelos cresce a qualquer momento. Cada cabelo passa vários anos nesta fase.

Catágena (fase de transição): Durante algumas semanas, o crescimento do cabelo diminui e o folículo piloso encolhe.

Telógeno (fase de repouso): Com o passar dos meses, o crescimento do cabelo para e o cabelo velho se separa dos folículos capilares. O cabelo novo inicia a fase de crescimento, empurrando o cabelo velho.

O cabelo cresce de maneira diferente nos humanos e a taxa média de crescimento é de cerca de 1,5 cm por mês. A cor do cabelo é criada por células de pigmento que produzem melanina no folículo piloso. Conforme as células do pigmento envelhecem, elas morrem e o cabelo fica grisalho.

Por que o cabelo cai?

Agora que sabemos o que é um folículo capilar, como ele afeta o crescimento do cabelo e quais são esses estágios, devemos saber por que ocorre a queda de cabelo e quais são esses fatores. Os fatores que afetam o enfraquecimento do folículo piloso e têm um período de crescimento mais curto do que outros são numerosos. Alguns dos fatores que podem afetar a queda de cabelo são:

Hormônios , como níveis anormais de andrógenos (hormônios masculinos normalmente produzidos por homens e mulheres).

Genes, tanto de pais masculinos quanto femininos, podem influenciar a predisposição de uma pessoa à calvície de padrão masculino ou feminino.

Estresse, doença ou parto podem causar queda temporária de cabelo.

Medicamentos , incluindo medicamentos quimioterápicos usados ​​para tratar câncer, anticoagulantes, bloqueadores beta-adrenérgicos usados ​​para controlar a pressão arterial e pílulas anticoncepcionais podem causar queda temporária de cabelo.

As doenças autoimunes causam alopecia . Com a alopecia, o sistema imunológico muda por razões desconhecidas e afeta o folículo piloso. Na maioria das pessoas com alopecia, o cabelo cresce, e se pode ficar temporariamente muito fraco e talvez de cor mais clara, até que a espessura volte.

Tratamentos cosméticos para o cabelo , como lavar, descolorir e colorir o cabelo com muita frequência, podem afetar a queda de cabelo, tornando-o fraco e quebradiço. O tratamento excessivo do cabelo com a ajuda de embelezadores de cabelo também pode danificar o cabelo. No entanto, esses procedimentos não causam calvície, apenas danificam e tornam-na fraca e quebradiça. Na maioria dos casos, o cabelo cresce normalmente se a origem do problema for removida. No entanto, danos graves ao cabelo ou couro cabeludo às vezes causam calvície permanente.

Doenças como doenças da tireóide, diabetes, deficiência de ferro, distúrbios alimentares e anemia podem causar queda de cabelo. Na maioria dos casos, quando a causa é tratada, o cabelo se recupera.

Uma dieta pobre – como uma dieta de baixa caloria ou uma dieta com restrição calórica severa também pode causar queda de cabelo temporária.

Como fortalecer a raiz do cabelo?

Agora que está claro para você que a raiz do cabelo é muito importante para o crescimento do cabelo, precisamos ver quais são as formas de fortalecer a raiz do cabelo, a fim de acelerar o seu crescimento

Massagem na cabeça

A massagem na cabeça também melhora o crescimento e afeta a circulação sanguínea, proporcionando um cabelo mais saudável e cheio . Você pode pagar uma massagem simples ou até mesmo adicionar óleos que tenham benefícios diferentes. Cada massagem estimula a circulação sanguínea, na parte que você está massageando. Você pode fazer a massagem em casa, com ou sem massageador.

Uma maneira fácil de massagear, como qualquer outra, é passar a mão pelos cabelos da frente para trás. Use movimentos circulares da frente para trás . Em seguida, mude de direção, de costas para a frente. Agora repita os mesmos movimentos nas laterais e ao redor das orelhas.

Você também pode usar vários óleos para massagem na cabeça , como óleo de coco ou algum outro, que fortalece a raiz do cabelo.

Máscara para cabelos mais fortes

Existem várias máscaras fortalecedoras da raiz do cabelo que você pode fazer com cebola, fermento ou ovos. Os ingredientes das máscaras afetam a raiz do cabelo , fortalecendo-a e reduzindo a quebra e quebra do cabelo.

Os ovos contêm nutrientes e proteínas, que são bons para manter a saúde do seu cabelo. Eles têm um efeito muito bom em todos os tipos de cabelo e fornecem uma boa nutrição ao cabelo. Eles afetam a queda de cabelo reduzida. Os ovos também contêm vitamina B, necessária para o crescimento do cabelo. Esta é uma das máscaras capilares caseiras mais eficazes para o crescimento do cabelo.

Como fazer uma máscara de ovo para o seu cabelo?

Ingredientes:

1 ovo

1 xícara de leite

2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de azeite

Procedimento:

Misture um ovo com os outros ingredientes. Aplique esta máscara em seu cabelo. Cubra o cabelo com uma touca de banho e deixe a máscara na cabeça por cerca de 20 minutos. Enxágue a máscara com água fria.

Em vez disso, você pode usar apenas ovos seguindo estas etapas:

Misture alguns ovos até que as gemas e as claras estejam bem uniformes. Massageie a cabeça com uma máscara. Deixe em sua cabeça por 15 a 20 minutos. Enxágüe a máscara com água morna.

As vantagens da máscara capilar de ovo são múltiplas: os  ovos são ricos em proteínas e aminoácidos, que nutrem, dão brilho, reduzem a queda e estimulam o crescimento do cabelo e fortalecem as raízes do cabelo.

Shampoo nutritivo de raízes

Não use shampoos, especialmente shampoos fortes para tratamento de fortalecimento do cabelo. São os shampoos, que contêm ingredientes que estimulam o crescimento do cabelo e , assim, fortalecem suas raízes.

Ao escolher um shampoo antiqueda , é importante que seja um produto livre de sulfato.

Claro, você precisa ter certeza da qualidade do xampu para o crescimento saudável do cabelo, a fim de ter certeza de que está comprando um produto que tem efeito.

Existe um grande número de produtos disponíveis, que podem ser os seus primeiros socorros como estimulantes do crescimento do cabelo.

Dieta para uma raiz forte

É muito importante começar com a dieta para fortalecer as raízes do cabelo. A nutrição é um fator muito importante que afeta a qualidade, a resistência e o declínio do cabelo. Se sua dieta for pobre em minerais e vitaminas, a condição de seu cabelo pode piorar. Por isso é muito importante comer de forma adequada e ingerir todos os alimentos necessários para estimular o crescimento do cabelo.

  1. Vitamina A

A ingestão adequada de vitamina A é fundamental para ajudar a estimular o crescimento celular e a saúde, incluindo o cabelo. A vitamina A entra em nosso corpo de duas maneiras: de fontes vegetais e animais. Fontes vegetais saudáveis ​​incluem frutas e vegetais vermelhos, amarelos e laranja, como cenouras, bem como vegetais de folhas verdes escuras. Algumas fontes de vitamina A de origem animal incluem óleo de peixe, ovos e leite.

  1. Vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico

Todas as três vitaminas B são essenciais para a produção normal de hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo, incluindo o cabelo. A falta dessas vitaminas B leva ao aumento da perda de cabelo, danos ao cabelo e recuperação lenta. As melhores fontes de vitaminas B6 e B12 são alimentos ricos em proteínas como carne, frango, peixe, ovos, porco e soja. As melhores fontes vegetais: vegetais com folhas, suco de laranja, abacate, beterraba, brócolis, gérmen de trigo e alguns cereais fortificados.

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  1. Vitamina C

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, um tecido conjuntivo que dá estrutura ao manter os tecidos do corpo juntos, como os tecidos do cabelo. O corpo humano não consegue armazenar vitamina C por muito tempo. Para ter vitamina C suficiente em seu corpo, você precisa comer muitos alimentos que contenham vitamina C todos os dias. As melhores fontes de vitamina C são encontradas em fontes vegetais, como laranjas, frutas vermelhas, melão, pimentão, folhas verdes escuras vegetais e tomates.

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  1. Zinco

A perda de cabelo também está associada à deficiência de zinco. O zinco é um mineral que estimula a reprodução celular e o crescimento dos tecidos. O zinco também tem a função de manter os óleos que secretam óleo aderidos ao folículo piloso. Boas fontes de zinco incluem alimentos de origem animal, incluindo frutos do mar, animais com penas, mexilhões e camarões. Ovos e leite também contêm zinco, mas em quantidades menores. Produtos de grãos inteiros, nozes, sementes e leguminosas contêm zinco.

  1. Proteína

É necessário comer alimentos ricos em proteínas, se você está tentando manter o crescimento do cabelo saudável e fortalecer a raiz do cabelo. Sem a ingestão adequada de proteínas, o corpo não pode influenciar a criação de novos cabelos para substituir os velhos que caíram. Uma dieta rica em gordura aumenta os níveis de testosterona, que estão associados à queda de cabelo, portanto, alimentos que afetam a queda de cabelo devem ser evitados.

Coma proteínas como peixes (que trazem inúmeros benefícios à saúde, não apenas para manter o brilho do cabelo), frango, soja, queijo cru, ovos, amêndoas, feijão e iogurte.

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